CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#vacinação 13/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia D de vacinação contra GRIPE

A Prefeitura Municipal de Anajatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou o dia D da vacinação contra a GRIPE.

#Saúde 28/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Anajatuba, por meio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, deu início à Semana do Bebê

Prefeitura de Anajatuba, por meio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, deu início à Semana do Bebê.

O lançamento da Semana do Bebê contou com a participação das equipes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, além de mães, professores e colaboradores da Escola Chapéuzinho Vermelho.

Durante toda semana, diversas atividades esportivas, palestras, vacinação e atividades culturais serão realizadas em escolas e UBS's do nosso Município.

#Saúde 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais uma vez a excelência e qualidade coloca Anajatuba como referência em atendimento especializado.
#Saúde 24/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS do Limirique realizou uma grande ação na comunidade do Teso do Bom Prazer Saúde em Anajatuba, Outubro Rosa
#vacinação 05/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação no município segue a todo vapor A imunização das comunidades quilombolas já está em andamento
#Saúde 17/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE ANAJATUBA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR SOBRE O COVID-19

Com a participação do Ministério Público, das Policias Civil e Militar e da população em geral, a Prefeitura de Anajatuba realizou uma audiência pública, na terça-feira, 16 de fevereiro, para discutir sobre a grave situação da pandemia de coronavírus no município.

Na oportunidade, os participantes foram informados sobre a fiscalização, com base no decreto municipal de combate à COVID-19. Também foi destacado, que a atenção será redobrada, tanto no que diz respeito aos cuidados com a população, quanto à fiscalização no município, para que o número de infectados não continue crescente.

Os participantes concordaram com o posicionamento da gestão e se comprometeram com o apoio ao enfretamento da pandemia em Anajatuba.

Prefeitura Municipal de Anajatuba - Um futuro melhor para todos.

#Saúde 17/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE ANAJATUBA INVESTE NA SAÚDE DO MUNICÍPIO

O trabalho na saúde do município é uma prioridade na gestão do Prefeito Hélder Aragão. Na Unidade de Saúde do Afoga está sendo ofertado atendimento odontológico para a população, com o Dr. João Paulo Dutra.

Os atendimentos são oferecidos nas unidades de saúde da zona urbana e rural do município, conforme os protocolos de segurança paciente/profissional.

É Anajatuba sendo tratada com respeito todos os dias.

Prefeitura Municipal de Anajatuba - Um futuro melhor para todos.

#Saúde 15/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE ANAJATUBA RECEBE AMBULÂNCIA PARA O MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Anajatuba, por meio da Secretaria de Saúde recebeu, na manhã desta segunda-feira (15) uma ambulância novinha para o Serviço médico de urgência (SAMU).

O veículo estará em operação num prazo de 90 dias. Antes disso será construída a base do SAMU, onde efetivamente funcionará o serviço.

E não para por aí. Em poucos meses a gestão buscará uma segunda ambulância para ampliação do serviço para a população.

O Secretário de Saúde Dr. Fernando Aragão recebeu o veículo com o Diretor do Hospital Municipal, Marcos Costas.

Os gestores da saúde reafirmaram seu compromisso com a promoção da saúde e bem-estar a todo o povo anajatubense.

"A aquisição irá fortalecer a saúde do município trazendo conforto e comodidade no transporte de pacientes dentro e fora da cidade", afirma o Diretor do Hospital Marcos Costa.

"O nosso compromisso é com a população. O trabalho de excelência será a nossa marca. Nossa dedicação diária é para fazer mais e melhor sempre", destaca o Secretário de Saúde Dr. Fernando Aragão.

Prefeitura Municipal de Anajatuba - Um futuro melhor para todos.

#Saúde 11/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE FAZ CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO EM ANAJATUBA

Diante do aumento significativo dos casos do CORONAVÍRUS em Anajatuba, a partir desta quinta, 11/02, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério Público, as polícias Civil e Militar, e utilizando os seus Agentes de Vigilância Sanitária, irá fazer campanha de Conscientização junto aos comerciantes, representantes de igrejas e demais estabelecimentos comerciais para se fazer cumprir as medidas do Decreto Sanitário de Combate ao COVID-19.

MEDIDAS A SEREM CUMPRIDAS RIGOROSAMENTE:

Uso obrigatório de Máscara nos estabelecimentos públicos e privados

Oferecer álcool em gel 70% para os clientes e visitantes

Limitar a quantidade de pessoas nos estabelecimentos

Informamos ainda, que haverá uma Audiência Pública no início da próxima semana e, logo em seguida, será dado o início das fiscalizações mais severas, onde os estabelecimentos que não estiverem cumprindo o Decreto Municipal serão multados, podendo ainda, como última consequência, haver o fechamento do local que insistir em não cumprir as regras, ficando o seu responsável passível de responder judicialmente por desobedecer o Decreto Municipal.

Nossa intenção é minimizar os riscos de propagação do COVID-19 utilizando todos os meios possíveis.

#Saúde 10/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COM O APOIO DA PREFEITURA DE ANAJATUBA, SERVIDORES DA SAÚDE DOAM CADEIRA DE RODAS PARA IDOSA QUE PERDEU A PERNA

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Anajatuba e em parceria com o grupo Kitergirls de São Luís, servidores da saúde do município doaram, na terça-feira (9), uma cadeira de rodas para idosa que perdeu perna esquerda devido complicações por causa da diabetes.

Trata-se de dona Maria Mercedes dos Santos, que é aposentada e mora no povoado bacabalzinho.

A ação contou com o incentivo da Fisioterapeuta Melissa Maciel, do Enfermeiro Ricardo Reis e também dos profissionais da Unidade Básica de Saúde Maria de Ribamar Dutra.

Ao receber a cadeira, dona Maria destacou sua gratidão pelo presente. "Agora vai ser mais fácil me locomover dentro e fora de casa. Posso andar com mais segurança e conforto", afirmou.

É a Prefeitura Municipal de Anajatuba trabalhando para melhorar a qualidade de vida de toda a população.

Prefeitura municipal de Anajatuba - Um futuro melhor para todos.

#vacinação 04/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE DE ANAJATUBA RECEBE SEGUNDO LOTE DE VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS

Na tarde de terça-feira, 2 de fevereiro, o município de Anajatuba recebeu mais 150 doses de vacina contra o coronavírus, vindas da Unidade de Saúde Regional de Itapecuru, que é a responsável pela distribuição.

Estas 150 doses serão destinadas às pessoas que foram vacinadas na primeira etapa.

As novas doses são para concluir a imunização em quem já recebeu a primeira dosagem.

O Secretário de Saúde, Dr. Fernando Aragão, recebeu o lote de vacinas ao lado de outros profissionais da saúde de Anajatuba e destacou que o município vai seguir com o seu plano de vacinação de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

Prefeitura municipal de Anajatuba - Um futuro melhor para todos.

#vacinação 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Equipe de saúde é vacinada em Anajatuba

O município de Anajatuba segue avançando com a vacinação contra a Coronavírus. Os profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) já foram devidamente imunizados, bem como outros profissionais de saúde de nossas unidades. Até aqui a vacinação tem sido um sucesso, sem reações negativas ou quaisquer outras anormalidades. No total, 38 pessoas já foram imunizadas no município, entre idosos e profissionais da saúde.

Prefeitura municipal de Anajatuba — Um futuro melhor para todos.

#Saúde 14/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Casos diários de covid-19 no Brasil se aproximam do pico de julho
#Saúde 09/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Uma em cada 10 pessoas de países pobres receberá vacina, diz relatório

Relatório divulgado hoje (9) pela People's Vaccine Alliance alerta que cerca de 70 países pobres ou em desenvolvimento só serão capazes de vacinar uma em cada dez pessoas durante o próximo ano, porque a maioria dos produtos mais promissores, entre elas a da Moderna, da Pfizer e da Astrazeneca, já foram comprados pelos países ricos.

Na Europa, nos Estados Unidos e na maioria dos países do Leste Asiático, os governos já compraram milhões de doses de vacinas contra a covid-19 e preparam os planos de vacinação para as populações.

No Reino Unido, a vacinação em massa dos grupos mais vulneráveis começou nessa terça-feira (8) e, embora ainda aguardem pela aprovação das agências de medicamentos, os Estados Unidos e a Europa já encomendaram vacinas suficientes para imunizar as populações a partir das próximas semanas. Enquanto os países ricos adquirem em massa as três vacinas para as quais foram anunciados resultados de eficácia, os países mais desfavorecidos não terão capacidade para vacinar nove em cada dez pessoas.

Os países mais ricos, ou pelo menos com capacidade para comprar doses suficientes das vacinas e proteger a população da covid-19, representam apenas 14% da população mundial. Contudo, já detêm 53% das vacinas mais promissoras.

Segundo o relatório, as nações mais ricas compraram doses suficientes para vacinar toda a população quase três vezes até o fim de 2021, se todas as vacinas atualmente em testes clínicos forem aprovadas.

O Canadá está no topo da lista dos países que mais doses acumulam: comprou mais doses per capita do que qualquer outro país, tendo o suficiente para vacinar cada pessoa cinco vezes, diz a organização, que inclui a Anistia Internacional, a Frontline Aids, a Global Justice Now e a Oxfam.

Vacinas

Apesar de a farmacêutica AstraZeneca já se ter comprometido a fornecer 64% das doses da vacina, desenvolvida com a Universidade de Oxford, para imunizar pessoas em países em desenvolvimento, a organização alerta que não será suficiente porque uma empresa sozinha não consegue fornecer a grande parte do mundo.

Embora medidas já estejam sendo tomadas em nível global para garantir que o acesso às vacinas seja justo e igual, ativistas consideram que são necessárias ações urgentes por parte dos governos e da indústria farmacêutica.

O projeto Covax, uma aliança global, já conseguiu garantir 700 milhões de doses de vacinas para serem distribuídas entre os 92 países mais pobres envolvidos nessa organização.

"Ninguém deve ser impedido de receber uma vacina que salva vidas por causa do país em que vive ou da quantidade de dinheiro que tem. Mas, a menos que algo mude drasticamente, muitos milhões de pessoas em todo o mundo não receberão uma vacina segura e eficaz para covid-19 nos próximos anos", alertou Anna Marriott, gestora de políticas de saúde da Oxfam.

As doses da vacina da Pfizer e BioNTech, aprovada no Reino Unido na semana passada, irão quase todas para os países ricos - 96% das doses foram adquiridas pelo Ocidente. A vacina Moderna, que usa uma tecnologia semelhante e tem 95% de eficácia, vai exclusivamente para países ricos.

Os preços dos dois produtos, no entanto, são elevados, e as condições de armazenamento em temperatura extremamente baixas vão dificultar para os países mais desfavorecidos.

A vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca, que tem 70% de eficácia, é estável em temperaturas normais de frigoríficos, e o preço definido é relativamente baixo para permitir o acesso a todos. Mas, no máximo, esse imunizante consegue chegar a 18% da população mundial no próximo ano.

Acesso a todos

A People's Vaccine Alliance faz um apelo a todas as empresas farmacêuticas que trabalham no desenvolvimento e produção de vacinas contra a covid-19 para que compartilhem a tecnologia e propriedade intelectual, por meio da Rede de Acesso à Tecnologia Covid-19 da Organização Mundial da Saúde. O objetivo é que possam ser fabricadas milhões de doses a mais de vacinas seguras e eficazes, de forma a que todos tenham acesso à proteção contra a doença.

"Os governos devem garantir que a indústria farmacêutica coloque a vida das pessoas acima dos lucros", afirmou Heidi Chow, da Global Justice Now.

A Aliança também pede aos governos que façam tudo que estiver ao seu alcance para garantir que as vacinas se tornem um bem público global - gratuitas, distribuídas de forma justa e com base nas necessidades.

"A acumulação de vacinas prejudica ativamente os esforços globais para garantir que todos, em todos os lugares, possam ser protegidos da covid-19", afirmou Steve Cockburn, Chefe de Justiça Econômica e Social da Amnistia Internacional. "Os países ricos têm obrigações claras sobre os direitos humanos, não apenas de se abster de ações que possam prejudicar o acesso às vacinas em outros lugares, mas também de cooperar e prestar assistência aos países que dela necessitem".

Agência Brasil

#Saúde 07/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ministério da Saúde cria comitê técnico para acompanhar a vacina de Oxford

O Ministério da Saúde criou um comitê técnico para acompanhar as ações de pesquisa, desenvolvimento, produção, contratualização, transferência e incorporação tecnológica da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19.

A portaria que prevê a criação desse comitê técnico foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (7). Segundo ela, o comitê enviará relatórios quinzenais sobre o acompanhamento dessas ações.

O comitê técnico será composto por representantes do gabinete do ministro da Saúde e das secretarias executiva; de Vigilância em Saúde; e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde - todas do Ministério da Saúde. A coordenação ficará a cargo da secretaria executiva. Cada representante terá um suplente, que o substituirá em caso de ausências ou impedimentos.

O comitê técnico terá a duração de até 180 dias, contados a partir de hoje, data em que a portaria foi publicada, podendo ser prorrogado por igual período. Por meio de sua coordenação, o comitê poderá convidar agentes públicos, especialistas e pesquisadores de instituições públicas e privadas para participar de suas reuniões. Ele se reunirá, em caráter ordinário, quinzenalmente, e, em caráter extraordinário, sempre que convocado por seu coordenador.

"A participação no comitê técnico será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada", complementa a portaria.

Está previsto que os membros e convidados do comitê que estejam no Distrito Federal se reúnam presencialmente. Já os membros e convidados que se encontrem em outras unidades federativas participarão da reunião por meio de videoconferência

Agência Brasil

www.anajatuba.ma.gov.br
Emitido dia 02/05/2024 às 12:34:07