Anajatuba-MA, 17 de setembro de 2014

14|out|2013 - 415 visualizações

Prefeitura lança Plano para proteger crianças e jovens contra a exploração sexual

O documento estabelece metas e ações a serem trabalhadas até 2023 com o objetivo de combater crimes cometidos contra as crianças e adolescentes

IMG_9021

Na última sexta-feira, 11 de outubro, a Prefeitura de Anajatuba, com apoio do Centro de Formação para Cidadania-AKONI, lançou o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O documento estabelece metas e ações a serem trabalhadas até 2023, que incluem medidas preventivas, responsabilidades a diversos agentes públicos, estudos e pesquisas, atendimento às vítimas e punições aos autores destes crimes.

O evento teve início às 9h, no Templo da Igreja Batista Central, situada na Praça Cívica, e a abertura foi feita pelos alunos da Oficina de Capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (PETI). Em seguida, a coordenadora do AKONI, Lúcia Azevedo, foi a primeira a se pronunciar e comentou acerca das atividades que a ONG já desenvolveu no município. Também relatou sobre o processo de concepção do Plano de Enfrentamento. Ressaltou que o tempo de execução das atividades traçadas para Anajatuba duram 10 anos, pois é o período necessário para o município desenvolver as ações integrantes do plano de forma contínua, mudar a realidade local, sensibilizar a população, gestores públicos e alcançar o objetivo de proteger as crianças e os adolescentes, minimizando a ocorrência de crimes de violência e exploração sexual.

Apresentação da Oficina de Capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Anajatuba, Ivete Almeida, agradeceu a parceira da AKONI em vários trabalhos desenvolvidos nestes últimos meses. Não esqueceu de agradecer também o grande apoio do poder público, das secretarias, órgãos municipais e do Prefeito, Hélder Aragão, que tem garantido a implementação de várias ações com a finalidade de promover o bem-estar e a qualidade de vida da população. Por fim, comentou que acredita no empenho de todos a fim de transformar o Plano de Enfrentamento em realidade e com isso proporcionar melhores dias para as crianças e adolescentes de Anajatuba.

A Conselheira Tutelar do município, Sônia Maria Lima de Lemos, disse que sentiu uma grande satisfação em estar participando do evento e lamentou pela ausência de representantes do Sistema de Garantia de Direitos: a Promotora de Justiça, o Delegado e a Juíza de Anajatuba. Lembrou que eles são peças fundamentais neste processo e precisavam estar presentes. Também chamou a atenção das famílias e pediu para que os pais acompanhem mais de perto seus filhos, com o intuito de assegurar o desenvolvimento pleno, seguro e saudável destas crianças e adolescentes.

Em seu pronunciamento, o Coordenador da Pastoral da Juventude, Carlos Antônio Oliveira Martins, disse que o lançamento do Plano é um momento de muita felicidade. Na ocasião, também agradeceu pelo trabalho realizado pela administração municipal em prol da criança e do adolescente de Anajatuba e convocou todos os presentes para que possam ajudar a colocar as ações e medidas listadas no documento em prática.

Leonardo Aragão, secretário de Assistência Social

O Secretario de Assistência Social, Leonardo Aragão, comentou que o Plano de Enfrentamento é o primeiro passo para a implementação das políticas de combate a exploração sexual no município. Ressaltou que é dever de todos cuidar e valorizar a criança e o jovem, pois esta é a certeza de um futuro melhor e de uma sociedade mais justa. Também destacou as atividades que vem sendo realizadas pela Secretaria de Assistência Social por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, garantindo o acompanhamento, a inclusão social e introduzindo a prática desportiva na vida das crianças e adolescentes de Anajatuba.

O evento foi encerrado com mais uma apresentação dos jovens participantes da Oficina de Capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A partir de agora, o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes será enviado a todos os órgãos e entidades que são responsáveis por garantir a proteção e também prevenir a ocorrência destes crimes. E cabe ao poder público e a sociedade civil colocar em prática todas as ações dispostas neste documento.

Avalie essa notícia:

(11 avaliação(ões), 54 scores, average: 4,91 out of 5)

© Copyright Prefeitura Municipal de Anajatuba | Rua Benedito Leite, 868 - Centro - Fone: (98) 3454.1387 - CEP: 65490-000 - Anajatuba-MA

Web Design e Manutenção: MP Marketing e Promoção | Suporte: contato@anajatuba.ma.gov.br | Login »